Verona se tornou um dos destinos mais apreciados pelo brasileiros que viajam para a Itália. Além de ser uma cidade encantadora e acolhedora foi também, palco do romance de Romeu e Julieta. Entretanto, algumas coincidências entre a ficção e a realidade, levantam algumas questões. Seria a tragédia imortalizada por Shakespeare a narrativa de um fato verídico? Teria sido baseada em fatos reais? Se a eternizada história de amor, de fato aconteceu, bem, isso nunca saberemos, de qualquer forma os indícios são o suficiente para nos transportarmos até Verona, no início dos anos 1300. Nesta época, Verona era governada por Bartolomeo I della Scala. Vivia na cidade a família Dal Cappello, que era proprietária do imóvel que hoje conhecemos como “Casa di Giulietta”. Também era contemporânea a família Monticoli, proprietária de um imóvel próximo ao dos Cappello e que também existe ainda hoje.

vista Panorâmica de Verona

 

A obra de Shakespere foi representada em 1596, porém a “verdadeira” história de Romeu e Giulietta já era contada de boca em boca há alguns séculos, como uma lenda popular. O fato é que em 1531 Luigi da Porto a narrou como um fato verídico da época de Bartolomeo I della Scala e já tinha praticamente todos os elementos da obra shakespeariana. A mesma história foi narrada em forma de poesia e prosa por vários autores antes de Shakespeare: pelo italiano Matteo Bandello (1554), pelos ingleses Arthur Brooke (1562) e William Painter (1569) e pelo espanhol Felix Lope de Vega (1590). Embora a versão de Shakespeare tenha sido a que tenha entrado para a história, tornando-se um ícone do imaginário coletivo.

Enquanto se passeia pelas ruas de Verona, ir até à Casa di Giulietta é obrigatório. A construção é do século XIII e por muito tempo foi de propriedade da Família Cappelo, a prova disso é o brasão da família, esculpido no arco interno do pátio. A fachada da construção assemelha-se muito ao desenho original, uma vez que a principal restauração foi feita nos anos  da década de 1930. Com forte estilo gótico, a construção conta com um balcão, conhecida como a sacada da Giulietta.

Casa da família Cappelo em Verona

Sacada e estátua de Giulietta

 

Verona é um dos destinos de nossos roteiros. Nossos pacotes contam com visitas guiadas, assim como tempo livre para que você possa aprofundar interesses pessoais durante sua estadia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu