Carciofi alla Giudia, é um acompanhamento a base de alcachofra, típico da região do Lazio, especificamente, de Roma. Não deixe de experimentá-lo quando visitar a Cidade Eterna.

Ingredientes:

-pimenta moída (a gosto)

-suco de 1 limão

-sal (a gosto)

-4 alcachofras romanas

-1,5 litros de óleo para fritura (preferencialmente azeite extra virgem)

Modo de preparo:

Limpe as alcachofras retirando as folhas duras.

Corte a capa da alcachofra.

Corte também o topo da alcachofra.

E no último passo da limpeza, corte o talo da alcachofra.

Deixe as alcachofras limpas imersas em água com suco de limão por cerca de 10 minutos.

Escorra e seque bem as alcachofras, batendo umas contra as outras, o que também faz com que suas pétalas se abram um pouco.

Aqueça o óleo, em quantidade suficiente para cobrir as alcachofras. O óleo deve estar quente (140/150 graus), porém não fervente. Coloque as alcachofras no óleo e deixe-as cozinhando por cerca de 10 a 15 minutos, ou até que fiquem macias, mas não demasiadamente moles.

Retire-as do óleo e deixe-as escorrendo de cabeça para baixo por 20 minutos sobre papel absorvente, tempere-as com sal e pimenta para que tomem gosto nesse período de espera.  Polvilhe as alcachofras com um pouco de água ou de vinho branco e devolva-as no óleo quente por mais ou menos um minuto, apenas para dourar, tomando cuidado para não queimá-las.

E pronto, seu lindo e saboroso prato típico está pronto! Sirva ainda quente!!!

A gastronomia é uma arte e também uma das melhores formas para entendermos melhor sobre uma determinada região. Nossos roteiros incluem degustações enogastronômicas para que tal imersão ocorra em todos os aspectos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu