Preparar massa fresca em casa não é tão trabalhoso quanto possa parecer e os resultados realmente valem a pena. Os ingredientes básicos são farinha de trigo e ovos. Existem infinitas variações, com uso de outras farinhas, ou acréscimo de ingredientes como verduras, legumes e especiarias, assim como diversos formatos, recheadas ou não.

Antes de prosseguirmos, cabe aqui uma breve explicação sobre a farinha de trigo. A Itália tem uma classificação própria levando em conta o teor de glúten e conteúdo proteico das farinhas de trigo. Nessa classificação, a farinha 0 (zero) tem mais glúten e menos proteína e a 00 (zero zero) tem menos glúten e mais proteína. E o que isso muda? A farinha 0 é usada em bolos de fermentação rápida e a farinha 00, por absorver mais água e se tornar elástica é perfeita para o macarrão, e graças ao seu alto valor proteico é também adequada para massas de fermentação lenta, como pães e pizza.

Mesmo não havendo farinha italiana por aqui, podemos contudo, preparar nossa massa fresca em casa. Escolha uma boa farinha nacional e mãos a obra. A receita básica é bem simples: para cada 100 g de farinha, utilizar um ovo (70gr), uma pitadinha de sal e basta. O ideal é que se use farinha de trigo de excelente qualidade, com alto teor de proteína. Comece colocando a farinha peneirada sobre uma bancada, faça uma cova ao centro e despeje os ovos levemente batidos e o sal. Com um garfo, vá misturando a farinha com os ovos. Em seguida, sove a massa com as mãos, para misturar bem.Resista à tentação e não adicione mais farinha, continue sovando e quando a massa soltar de suas mãos, estará no ponto. Enrole-a em filme plástico e deixe descansar por cerca de uma hora.

Com auxílio de um rolo e sobre uma bancada enfarinhada, abra pequenas porções da massa até ficar com a espessura de 0,05 mm.

Em seguida, corte-a no formato desejado e deixe descansando em superfície enfarinhada e coberta com um pano seco e limpo, ou estendida em varais próprios para massa fresca.

Caso prefira investir em uma máquina manual de macarrão, há vários modelos no mercado que exigem um investimento baixo porém de grande efeito. Já que depois de preparar a primeira massa em casa, nunca mais vai querer outra.

Agora basta cozinhar em água salgada, escorrer e servir com o molho da sua preferência. Buon appetito!!!

Em nossos roteiros, você aprende a cozinhar pratos típicos, colocando literalmente a mão na massa. As aulas de gastronomia acontecem durante a estadia em Florença.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu