Que tal preparar um café tipicamente italiano? Primeiro, é interessante conhecer o funcionamento da moka, a famosa cafeteira italiana. A mais conhecida tem a forma de uma ampulheta e o princípio de funcionamento é o mesmo, independente do design: a água da base aquece e forma o vapor de água.

Esse vapor faz pressão interna do compartimento inferior aumentar e quando atinge 2 atmosferas, empurra a água ao longo do tubo do filtro, passa pelo café em pó e chega ao compartimento superior.

Os ingredientes são apenas dois: café e água, mas seja exigente, selecione um café de ótima qualidade, em embalagem fechada a vácuo e conservado longe de outros produtos que possam interferir no seu aroma e sabor. O ideal é que seja de torrefação moderada, menos intensa do que aquela do café espresso e de moagem não muito fina. Quanto à água, esqueça a de torneira. Os napolitanos dizem que a “sua água” é a melhor que há para se preparar o café, mas na falta desse ingrediente genuíno, podemos escolher uma água mineral com baixo teor de calcário. Encha a caldeira com água em temperatura ambiente até ao nível da válvula de segurança, sem excedê-lo. Posicione o filtro e o preencha generosamente com o pó de café, sem pressionar, mas deixando o centro um pouco mais alto. Coloque a terceira parte da cafeteira e leve-a ao fogo baixo e com a tampa levantada.  Assim que o café começar a jorrar, abaixe a tampa e desligue o fogo. Manter a cafeteria sobre o fogo só vai lhe render um gosto amargo e de queimado. Misture gentilmente o café com uma colher e se preferir adoce a gosto!

Existem variadas marcas e tamanhos no mercado. Uma última dica, para a higienização diária utilizar apenas água e para uma higienização mais completa utilizar bicarbonato de sódio. Basta dar atenção a estes pequenos cuidados e e em pouco tempo você se tornará um barista em sua própria casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu