Enquanto o Brasil ainda se prepara para o início da sua famosa festa popular, o Carnaval de Veneza já está em andamento desde 23 de janeiro e segue até 9 de fevereiro, com uma intensa programação de bailes, desfiles e festas. Provavelmente, o Carnaval de Veneza, com suas máscaras, bailes de gala e desfiles, é um dos mais conhecidos da Itália. O documento mais antigo sobre estes festejos é de maio de 1268, estabelecendo algumas restrições de conduta. Outros documentos, em datas subsequentes, como 1339, 1458 ou 1603, igualmente tentavam estabelecer regras de comportamento, principalmente em relação ao uso de máscaras, pois o anonimato provido pelas máscaras favoreciam toda a sorte de delitos.

O Carnaval de Veneza pode ser o mais famoso, mas por toda a Itália ocorrem festas com diferentes formatos e que a cada ano unem mais e mais visitantes, como o Carnaval de Viareggio ou o de Foiano della Chiana, ambos na Toscana ou o de Acireale, na Sicilia e o de Verres, no Val d´Aosta.

O Carnaval de Viareggio, por exemplo, conta até com uma “cidade do carnaval”, a Cittadella, que lembra bem os nossos sambódromos com os “barrações” das agremiações e pista para os desfiles de rua. O símbolo do carnaval de Viareggio é o Burlamacco, um mascarado idealizado pelo pintor Umberto Bonetti em 1930.

O Carnavel de Foiano della Chiana, próximo à Arezzo, é tido como o mais antigo, uma vez que é a continuação de festejos pagãos. Ele consta no Estatuto da cidade desde 1539. Os festejos incluem carros alegóricos, coreografias e enredos, com a disputa do título de melhor desfile entre quatro agremiações que representam os quatro “bairros” da cidade. O Rei Giocondo é a versão do nosso Rei Momo.

O Carnaval de Acireale é um dos mais antigos na ilha siciliana e sua principal atração são os carros alegóricos iluminados e com movimentos de suas partes por mecanismos hidráulicos. Atrás dos carros vão os foliões com suas elaboradas coreografias.

Talvez um dos festejos carnavalescos italianos que mais possam nos causar estranheza como brasileiros é o que acontece em Verres. Isso porque ele ocorre durante o rigoroso invernos de Val d”Aosta, ou seja, bem diferente do cenário de carnaval tropical, no qual estamos acostumados. Outra peculiaridade são as fantasias dos foliões, roupas medievais medievais pesadas, máscaras e encenações de batalhas. Assista abaixo um pouquinho do Carnaval di Verrès:

Para conhecer mais sobre estas festas do Carnaval italiano, visite os links abaixo:

-Veneza: http://www.carnevale.venezia.it/

-Villareggio: http://viareggio.ilcarnevale.com/

-Foiano: http://www.carnevaledifoiano.it/

-Acireale: http://www.carnevaleacireale.it/

Caso tenha gostado deste artigo e deseja saber mais curiosidades acerca dos costumes e cultura italiana, acesse nosso site.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu