A Accademia di Belli Arti, fundada em 1784 pelo Granduca di Toscana, Pietro Leopoldo, trouxe consigo a Galleria dell´Accademia, com o objetivo de permitir aos estudantes o acesso a um grupo seleto de obras de arte e que serviria de estímulo para o desenvolvimento dos futuros artistas. Engana-se quem pensa que a escultura de Davide, localizada em frente ao Palazzo Vecchio na Piazza della Signoria, trata-se da obra prima de Michelangelo.

Réplica de Davide, em frente ao Palazzo Vecchio

A escultura original foi transferida para a Accademia em 1873. A tribuna com domo onde se encontra a escultura colossal foi concluída em 1882.

Obra prima de Michelangelo, localizada dentro da Galleria dell´Accademia

As quatro esculturas inacabadas de Michelangelo, conhecidas como “I Prigioni o Schiavi di Michelangelo” foram trazidas para a Accademia em 1909. “Os Prisioneiros”, exemplificam a prática de trabalho habitual de Michelangelo, expressando toda a dificuldade do artista em esculpir  figuras a partir de um bloco de mármore. Estas esculturas têm sido interpretados de muitas maneiras pelos estudiosos. “Por estarem em diferentes estágios de finalização, evocam a enorme força do conceito criativo e como tentam libertar-se das amarras e peso físico do mármore. As obras incompletas representam esta eterna luta dos seres humanos para libertarem-se de suas armadilhas materiais.”

I Prigioni o Schiavi di Michelangelo

Reserve ao menos duas horas para visitar a Accademia, que traz ainda obras renomadas de diversos artistas, de diferentes períodos e organizadas em uma dezena de salas. Para evitar filas, recomendamos o agendamento prévio pelo site oficial: http://www.accademia.org/it/

Viaje conosco e vive de perto essa experiência cultural!!!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu