O centro histórico de Venezia compreende cerca de 120 ilhas coligadas por mais de quatrocentas pontes, entretanto, apenas quatro delas atravessam o Grande Canal: Ponte di Rialto, Ponte dell´Accademia, Ponte degli Scalzi e Ponte della Costituzione.

    Ponte dell’Accademia

Ponte degli Scalzi

    Ponte della Costituzione

A mais antiga das quatro e talvez, uma das mais famosas, é a Ponte di Rialto. Sua construção teve início em 1181. Na época, era uma ponte construída sobre barcas e se chamava Ponte della Moneta, pois ficava próxima à Zecca della Serenissima (Casa da Moeda), mas com o desenvolvimento na região do mercado, foi deslocada para Rialto e então renomeada. Por volta de 1250 foi substituída por uma ponte de madeira estrutural, com duas rampas e uma seção móvel ao centro para permitir a passagem de embarcações maiores. A manutenção da estrutura era complexa e se tornou onerosa. A solução foi construir duas fileiras de lojas sobre a ponte e os aluguéis cobrados serviam para cobrir os gastos.

1ª construção, Ponte di Rialto

Ao longo do tempo, ocorreram incêndios e desmoronamentos na ponte e no início do século XV resolveram reconstruí-la em pedra. Vários projetos foram apresentados, inclusive por arquitetos de renome, como Michelangelo, Palladio, Sansovino e Vignola, porém o desenho escolhido foi o de Antonio da Ponte, a despeito dos famosos. A ponte foi concluída em 1591, numa discreta releitura do desenho original em madeira, com duas rampas que se cruzam numa seção central e ladeadas por lojas e com cobertura avarandada. Scamozzi, um arquiteto da época, chegou a supor que a estrutura não resistiria e desabaria. Felizmente, ele estava errado e a Ponte de Rialto é hoje um dos principais símbolos arquitetônicos de Venezia.

         Ponte di Rialto

Venha se encantar com essa e outras obras arquitetônicas de Venezia viajando conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu