A Páscoa italiana é tradicionalíssima, tanto nos festejos religiosos como também folclóricos, relacionados à primavera, com o fim da neve e do frio dos meses anteriores. Na Semana Santa, são comuns as procissões, as representações sacras, as festas, os jogos e as tradições populares. Os festejos iniciam na semana anterior à Páscoa, no Domingo de Ramos (Domenica delle Palme), celebrando a chegada de Jesus à Jerusalem.

Domingo de Ramos

Segundo a tradição, Ele foi saudado pela população com ramos de oliveira e palma. É costume guardar esse ramo até o ano seguinte, como amuleto de proteção. Na Sexta Feira Santa (Venerdì Santo) são comuns as encenações da Paixão de Cristo e os cortejos religiosos com roupas de época, levando o Cristo Morto pelas ruas em procissão.

Sexta-feira Santa

Na noite da sexta, ao longo do sábado (Sabato Santo) e até o amanhecer do domingo, há um período de vigília. No Vaticano, as celebrações são comandadas pelo Papa na Basilica de São Pedro. No Sabato Santo, a cena típica de Nossa Senhora com o filho morto ao colo, imortalizada na obra de Michelangelo, é representada e encenada em procissões.

Sábado santo

O domingo de Páscoa é dedicado à família, que se reúne em volta de uma mesa farta para celebrar a ressurreição de Jesus. Tradicionalmente, é servido cordeiro assado ao forno que simboliza o sacrifício de Cristo, porém diversos pratos típicos são degustados do antepasto à sobremesa, com uma forte influência regional.

Típico almoço de páscoa italiana

Dentre os pratos salgados, são servidos uova ripiene (ovos recheados com creme de aspargos), (semelhante à um pastel assado e recheado com queijo pecorino e ovos, prato típico da região de Molise) e a torta pasqualina (bolo salgado genovês, recheado com alcachofra e ovos).

Uova ripieni

Casciatelli di Molise

Torta pasqualina

Além dos ovos de chocolate, são comuns os pães doces, em diversos formatos e versões. Além da nossa já conhecida colomba, encontramos também a pastiera napoletana (torta de ricota com frutas cristalizadas), scarcelle (lembra uma colomba, porém simplificada),  pinza pasquale triestina (parece um brioche recheado com geleia ou chocolate, da região de Friuli Venezia Giulia e muitos outros.

Colomba de Páscoa

Um fato não muito conhecido no Brasil é a Lunedì dell´Angelo, a segunda feira após o domingo de Páscoa. Na Itália é feriado, conhecido como Pasquetta e é bem comum os italianos aproveitarem esse dia ao ar livre, com piqueniques e muita diversão, aproveitando os primeiros dias primaveris.

Picnic di Pasquetta

Para ler mais artigos relacionados à cultura e costumes da Itália, acesse nosso blog. Temos sempre novidades saindo do forno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu